domingo, 11 de outubro de 2009

..:: Emotion Design::..


..::Emotion Design::..

Os nos­sos sen­ti­men­tos tem uma enorme influên­cia sobre a nossa per­cep­ção e mui­tas vezes são res­pon­sá­veis por mol­dar o nosso pensamento.
A emo­ção é um item de dife­ren­ci­a­ção muito forte na expe­ri­ên­cia do usuá­rio pelo fato de dis­pa­rar res­pos­tas incons­ci­en­tes em rela­ção a pro­du­tos, web­si­tes, ambi­en­tes e inter­fa­ces em geral.
O ideal é uma visão inte­grada entre emo­ção e cognição
Emo­ção apli­cada ao design sig­ni­fica mini­mi­zar rea­ções de frus­tra­ção, indi­fe­rença, raiva e con­fu­são que são nor­mal­mente rela­ci­o­na­das a uma usa­bi­li­dade ruim. Não é nada reco­men­dá­vel, do ponto de vista do design, sepa­rar emo­ção das fun­ções cog­ni­ti­vas ou da pes­quisa. O ideal é uma visão inte­grada entre emo­ção e cog­ni­ção apli­cada ao inte­rac­tion design.
Ques­tões para se considerar:
Crie uma inter­face que seja bonita (fator esté­tico) e que faça o usuá­rio se sen­tir bem (fator social) além de ser “usável”;
Só por­que as emo­ções não pare­cem algo que possa ser quan­ti­fi­cado, não sig­ni­fica que não sejam;
Emo­tion Design é muito impor­tante! Os con­su­mi­do­res baseiam suas deci­sões em grande parte nos sen­ti­men­tos, per­cep­ções, valo­res e refle­xões e não ape­nas em aspec­tos lógi­cos e racionais.

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