terça-feira, 13 de outubro de 2009

..:: Vantagens e Desvantagens sobre o uso de Papel de Parede ::..


Os papéis de parede são de fato uma opção interessante de revestimento e têm sido mais utilizados no Brasil com a chegada de produtos importados, modernos e de maior desempenho.
Você pode encontrar no mercado basicamente dois tipo de material: o papel de parede somente a base de celulose e os vinílicos, também chamados de emborrachados.
O papel vinílico é mais resistente e por isso indicado para ambientes como salas e quarto de crianças, por exemplo. Para serem utilizados em lavabos e banheiros é necessário usar na fixação colas também resistentes à umidade. Para aumentar a vida útil, recomenda-se utilizar apenas um pano úmido para fazer a limpeza. Existe também papéis convencionais que recebem acabamento vinilizado e se situa em categoria intermediária.
Os papéis lisos são recomendáveis apenas para paredes que apresentem-se livres de defeitos superficiais. Os papel com relevo, por outro lado, pode encobrir defeitos pequenos e por isso são indicados para paredes com acabamento superficial mais irregular. Os papéis vinílicos podem durar mais de 5 anos mas isso depende do tipo de uso e dos cuidados de manutenção. Antes de aderir o papel à parede, observe as condições em que se encontra a superfície. Esta etapa é de grande importância pois esse tipo de revestimento só adere a superfícies previamente pintadas. Uma única demão de tinta látex já é suficiente quando a parede já está com massa corrida. Porém, se a parede não estiver lisa, faz-se necessário passar massa corrida, esperar secar e usar uma lixa para eliminar as imperfeições. Para aplicar sobre gesso também é necessário aplicação de fundo preparador de pintura, seguido de lixamento e limpeza. Em qualquer caso o trabalho de colagem do papel só deve ser realizado quando a superfície estiver limpa e seca.
A maioria dos papéis de parede você mesmo pode aplicar. Existem sites na Internet explicando o passo a passo da aplicação. Instruções completas também costumam acompanham os produtos. A aplicação no teto ou de papéis estampados requer mais habilidade e a contratação de um profissional pode ser sinônimo de economia de tempo e dinheiro.
Para decorar as paredes você pode utilizar rolos largos ou apenas borders (faixas) auto-adesivos que servem também de rodateto ou rodapé. Depois, não esqueça de cortar os excessos de papel e não o aplique sobre aparelhos fixados à parede, como tomadas ou interruptores. O preço do rolo varia de 35 até 220 reais para os produtos importados com acabamentos especiais.
Existem outros tipos diferenciados de papel de parede. Alguns são totalmente sintéticos e outros possuem até reforço com fibra de vidro capaz de manter escondidas pequenas fissuras das paredes.

4 comentários:

  1. voce falou, falou e nao falou nada..

    cadê as desvantagens?

    ResponderExcluir
  2. Péssima matéria, cade as desvantagens?

    ResponderExcluir
  3. A desvantagem está nas entrelinhas do contexto, como por exemplo o processo de ter que passar a massa corrida e uma demão de tinta, ter que lixar...Minha parede acabou de ser feita, achei que era só aplicar sobre ela sem necessidade de massa corrida e demão de tinta. Para mim será mais prático passar textura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega sua parede não vai ser preciso passar massa corrida apenas seladora para que a cola tenha maior durabilidade e depois é só aplicar o papel sou instalador e já apliquei em paredes rebocadas só não recomendamos papéis lisos OK

      Excluir