segunda-feira, 12 de outubro de 2009

..:: NÚCLEO DE PESQUISA: VIDA SEM BARREIRAS::.. ( Nanismo )

AVALIAÇÃO ERGONÔMICA: DE CADEIRAS PARA ALUNA PORTADORA DE NANISMO





INTRODUÇÃOA preocupação das instituições de Ensino Superior emviabilizar o acesso das pessoas portadoras denecessidades especiais tem impulsionado a busca desoluções para melhorar as condições e oportunidades atodos os alunos.A Unisinos, preocupada em atender aos alunosportadores de necessidades especiais vemdesenvolvendo ações através do Programa de Acesso ePermanência de Alunos Portadores de Deficiência naUniversidade, coordenado pelo Setor de Serviço deAtenção ao Acadêmico.O programa busca conhecer as necessidadesapresentadas pelos alunos e muitas ações já foramrealizadas entre estas: rampas de acesso, adaptação desanitários, vagas no estacionamento, cartões deidentificação para familiares e alunos portadores denecessidades especiais que utilizam automóvel, projetosinalização no campus e o LAI – Laboratório adaptadode informática para alunos portadores de deficiênciavisual.A universidade tem atualmente cadastrados 23 alunosportadores de necessidades especiais.A Unisinos tem por missão “promover a formaçãointegral da pessoa humana e sua capacitação aoexercício profissional, incentivando o aprendizadocontínuo e a atuação solidária, para odesenvolvimento da sociedade”. Tem como visão“ser referência na promoção da educação por todaa vida, impulsionada por pessoas solidárias,criativas e inovadoras”.Para que sua missão possa ser cumprida, a Unisinostem o compromisso com a valorização do ser humano,oportunizando e viabilizando um ambiente acadêmicocom qualidade onde sejam respeitados os direitos doscidadãos e evitadas discriminações e preconceitos dequalquer espécie.Neste sentido a ergonomia é uma das áreas deconhecimento que nos oferece sustentação teórica eprática para a realização de algumas ou parte destasmelhorias.Segundo MALLIN (2001) a ergonomia é uma disciplinaútil, prática e aplicada para auxiliar nos projetos destademanda social, pois estamos focalizando aqui, nãoapenas a relação ergodesing/usuário, mas as relaçõescomplexas impostas pelo valor protético da tecnologiaassistida, já que estes objetos servem comocomplemento da vida.Este artigo tem como objetivo divulgar nossaexperiência no desenvolvimento do projeto de umacadeira com medidas especiais, a fim de atender asnecessidades de uma aluna portadora de nanismo.METODOLOGIAO SESMT - Serviços Especializados em Engenharia deSegurança e em Medicina do Trabalho, vinculado aoSetor de Serviços Sociais, tem como compromissooportunizar e viabilizar a capacitação e desenvolvimentodas pessoas, atender à legislação e buscarcontinuamente a excelência quanto aos aspectosrelacionados ao meio ambiente, saúde no trabalho esegurança universitária.O Setor de Serviço de Atenção ao Acadêmico aoverificar a inadequação do modelo padrão de carteirasUnisinos, que é desenvolvido conforme as normas daABNT para mobiliários escolares solicitou ao Setor deServiços Sociais a aquisição de uma cadeira para aaluna portadora de nanismo. Como não havia nomercado uma cadeira que possibilitasse suprir estanecessidade, buscou-se desenvolver uma cadeira comtamanho especial considerando as medidasantropométricas da aluna portadora de nanismo.Os procedimentos metodológicos utilizados para a oprojeto da cadeira foram:- identificação da usuária;- realização das medidas antropométricas dossegmentos corporais envolvidos no ato de sentar, estudodas medidas físicas do corpo (antropometria) da aluna,descrito a partir das suas diferenças quantitativas,baseado nas estruturas anatômicas, realizado pelaEducadora Física no laboratório de cineantropometria;- disponibilização dos dados da aluna para empresafornecedora;- desenvolvimento de um primeiro protótipo deresponsabilidade do fornecedor, o qual não foiaprovado pela aluna, devido à mesma não ter apoiopara subir na cadeira, tão pouco aprovada pelosSetor de Serviços Sociais, já que implicaria emsegregação da aluna a uma altura inferior ao níveldo plano de trabalho das demais classes da sala deaula;- desenvolvimento do novo protótipo, que solucionou oproblema do subir com um degrau que serve também deapoio para os pés, a partir de desenho informando aofabricante das dimensões características que estedeveria assumir. Foi testado e aprovado pela aluna quepermitiu a harmonização entre ela e seu ambiente deestudo.Na figura observa-se o conjunto classe padrão com acadeira aprovado.



- após a aprovação pela aluna foi autorizada a aquisiçãoda cadeira.Neste processo contou-se com o envolvimento dausuária desde a fase de identificação do problema,planejamento, desenvolvimento, avaliação, testes doproduto até a aquisição.







Fonte: http://vidasembarreiras-br.blogspot.com/2009_08_01_archive.html
Universidade Veiga de Almeida (UVA) - Campus - Barra da Tijuca

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